"APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA
PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS
CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS."

Provérbios 10:17
Está no caminho da vida aquele que guarda a instrução,
mas o que rejeita a repreensão erra.
Aqui está a sabedoria! Esta é uma das lições mais valiosas de Salomão. Você pode não apreciar totalmente o poder e a sabedoria deste provérbio, mas é o maior indicador de seu caráter e sucesso ou problema futuro. Obedecer a instruções e advertências é uma prova clara de que você é nobre e sábio. Recusar a correção e a repreensão é uma prova clara de que você é tolo e profano. A regra é inspirada; O diagnóstico é totalmente preciso. Como você se compara?
Você chegou à vida sem saber nada. A única maneira de progredir além dessa ignorância era ouvir, aprender e obedecer. Alguns não progridem além do pensamento infantil por esses passos para a sabedoria, enquanto outros crescem rapidamente em conhecimento e compreensão. Se você não se humilhar para obedecer às instruções dos professores, será forçado a aprender as lições da vida da maneira mais difícil - por dolorosa miséria e problemas em sua vida.
A chave para a sabedoria e a honra é a humildade – a capacidade de rejeitar os seus pensamentos a fim de ouvir e obedecer aos outros (Pv 15:33; 18:12). O que o impede de obter plenamente sabedoria e honra? Orgulho! Isso leva à rejeição arrogante e egoísta das opiniões dos outros, o que o deixa sozinho com as imaginações tolas do seu próprio coração depravado e ignorante (Pv 18:1-2). O orgulho não suporta ser corrigido ou ensinado por outro. Um homem orgulhoso demais para ser ensinado é pior do que um tolo (Pv 26:12). Compreenda esta lição simples! Adoro correção!
Você está livre do orgulho e é capaz de se humilhar diante da instrução e repreensão dos outros? Você sempre usa o cinto de ombro enquanto dirige? Dirigir dentro do limite de velocidade? Obedeça ao aconselhamento pré-matrimonial que você recebeu? Siga o manual do funcionário em seu trabalho? Concluir o cronograma de manutenção a tempo para o seu automóvel? Faça o que seu marido pede naquele mesmo dia? Cumprir todas as regras e pedidos de seus pais?
A necessidade de obedecer humildemente à correção e à instrução é enfatizada em Provérbios (Pv 12:1; Mateus 15:5,10; Mateus 17:10; 29:1). O resto da Bíblia também enfatiza isso. Ouvir e fazer traz bênção e segurança (Mt 7:24-27; Tg 1, 21-25). Por que Paulo advertiu: "Não desprezeis as profecias" (ITs 5:20)? Muitos não querem um pregador dizendo-lhes o que fazer. Eles odeiam ser corrigidos do púlpito. Eles são tolos destinados à destruição!
A simples lição deste provérbio prova duas coisas - seu caráter e futuro. É tão verdadeiro quanto a gravidade! Homens sábios gostam de ser ensinados, e eles se tornam bem-sucedidos (Pv 9:8-9). Os tolos odeiam ser corrigidos ou reprovados, e eles serão destruídos (Pv 9:7; 12:15; 14:16). A Sabedoria promete rir e zombar dos tolos, quando a sua calamidade vier, e os homens sábios riem com a Senhora Sabedoria, quando testemunharem a dor e a tribulação de um tolo (Pv 1:20-33).
Embora a vida eterna no céu seja um dom incondicional pela graça de Deus por meio dos méritos e esforços de Jesus Cristo, ela é confirmada pela instrução obtida. Fazer a vontade de Deus é uma das grandes evidências da vida eterna que torna o seu chamado e eleição seguros (Mt 7:21; I Tessalonicenses 1:2-4; Hebreus 5:9; 2 Pd 1, 5-11). Aqueles que desrespeitam a Deus e desobedecem ao Seu evangelho serão destruídos na vingança ardente que está por vir (IITs 1:7-10).
Provérbios 21:27
O sacrifício dos ímpios é abominação: quanto mais, quando ele traz isso com uma mente perversa?
A religião não impressiona o Deus do céu. Você ouve essas palavras? Você consegue entender a lição e o aviso? Você pode confortar sua alma tola por atividade religiosa, mas a hipocrisia ofende a Deus. Ele despreza a freqüência à igreja, doações, palavras e serviço, se você tem algum pecado em sua vida ( Pv 15: 8 ; 28: 9 ). Ele odeia isso! Ele acha que isso fede! Ele não suporta isso! E se você tem más intenções em seu serviço religioso, Ele odeia muito mais.
Os homens amam a religião, porque querem honrar a Deus, justificar-se a Ele, agradar a outros homens e acalmar suas almas. Os homens amam a religião porque é fácil. Frequentar a igreja, carregar uma Bíblia, falar, dar dinheiro e fazer nobres ações é fácil. Eles podem até amar a Deus. Mas procurar coração e vida para arrancar coisas agradáveis que são contrárias à Bíblia é difícil. A maioria vive como hipócrita. Mas Deus odeia hipocrisia!
Outros homens amam a religião porque é útil. Eles freqüentam a igreja para obter glória pessoal, vantagem profissional ou predar viúvas ( ISm 2: 12-17 , 22 ; Mt 6: 1-6 ; 23:14). Eles podem se voluntariar para os escritórios da igreja. Cada cidade tem algumas igrejas de queridinhos da sociedade que se acariciam. Essas pessoas são freqüentemente agnósticas ou ateus; eles não têm desejo por Deus. Eles usam a religião para ambições egoístas. E Deus os odeia mais que hipócritas!
Outros homens amam a religião, porque esconde suas más intenções de perseguir o pecado. Considere a pretensão de religião de Balaão ( Nm 23: 1-3 ), Absalão cobrindo sua traição ( ISm 15: 7-13 ), o jejum de Jezabel para assassinar Nabote ( IRs 21: 9-13 ), a adúltera mostrando piedade a sua vítima. ( Pr 7: 13-14 ) e falsos mestres nas igrejas cristãs ( II Pe 2: 12-19). Todos usam a religião para cobrir seu amor pelo pecado, e Deus os odeia mais que hipócritas!
Todos os homens mentem para si mesmos ( Jr 17: 9 ). Desde o Jardim do Éden, os homens escolheram o engano e mentem sobre a verdade e a justiça. Eles imaginam que Deus negligencia alguns ou todos os seus pecados por causa de sua adoração religiosa. Mas eles estão terrivelmente errados. Deus odeia a hipocrisia e despreza toda a sua adoração. Ele considera essa adoração como pecado ( Is 1:13 )! Ele odeia isso ( Is 1:14 )! E Ele promete rejeitar as orações de tais homens ( Is 1:15 )!
Israel sabia que eles apenas de todas as nações da terra tinham a verdadeira adoração do verdadeiro Deus. Eles tinham o templo, altar, sacerdotes, profetas e leis de Jeová. Mas eles levaram muito conforto nessas formas exteriores de religião, então Deus zombou deles por confiar em Seu templo em Jerusalém sem viver vidas santas ( Jr 7: 1-15 ). Então ele enviou os caldeus para destruir o templo de Salomão e depois os romanos para destruir o templo de Zorobabel. Cuidado!
Deus criticou Israel freqüentemente por hipocrisia religiosa ( Sl 50: 7-23 ; Is 1: 10-20 ; 58: 1-7 ; 66: 1-4 ; Je 6:20 ; 7: 1-15 ; Os 8: 11- 14 ; Amós 5: 21-24 ; Miqu 6: 6-8; Ml 2: 1-9 ). Ele considerou e valorizou o sacrifício de um boi como assassinato de um homem, um cordeiro como o pescoço de um cachorro e um presente como sangue de porco ( Is 66: 3 ). Não é diferente no Novo Testamento. Jesus Cristo prometeu expelir os laodiceanos de sua boca por sua religião morna ( Ap 3: 14-19 ).
Quanta hipocrisia você acha que pode se safar? Um pouco? Você está errado! Todas as coisas estão nuas e abertas aos olhos dAquele que tens de fazer ( Hb 4: 12-14 ). Seus olhos estão em todo lugar, contemplando tanto o mal como o bem que você faz ( Pv 15: 3 ). Ele exige todo seu coração e uma vida santa ( Mt 6:24 ; 22:27). Qualquer coisa menos que isso Ele conta como adultério espiritual e julgará severamente ( Tg 4: 1-10 ; Ap 2: 1-5 ).
A religião de Jesus Cristo requer um coração puro e uma vida santa ( João 4:24 ; Rm 12: 1-2 ; Tg 1:27 ). Jesus zombou da religião exterior sem santidade interna ( Mt 5: 17-20 ; 6: 1-6 ; 23: 23-28 ). Ele alertou para suavizar os relacionamentos antes de trazer um presente ( Mt 5: 21-26 ). A desobediência transforma a adoração religiosa em idolatria e feitiçaria ( ISm 15: 22-23 ). É um período perigoso nos últimos dias, quando os homens têm apenas uma forma de piedade ( IITm 3: 1-5).
Que pecados você deve confessar antes de se envolver em qualquer outra atividade religiosa? Você deve confessar todos os pecados que você pode pensar, e você deve pedir a Deus para mostrar-lhe o resto deles ( Sl 139: 23-24 ; 19:14 ). Leia este provérbio novamente. Você não quer brincar com o santo Deus da Bíblia, tomando o Seu nome em sua boca enquanto você tem pecado em sua vida ( Sl 50: 16-23 ; Ez 20:39 ). Vá até Ele agora, pois Ele perdoará o verdadeiro penitente.
Provérbios 22:27
Se não tens nada para pagar,
por que ele tiraria a tua cama debaixo de ti?
Salomão ensinou gestão de risco 3000 anos antes de Harvard adicionar
uma escola de negócios em 1908. Verdade e sabedoria não dependem
de uma educação socialista, professores liberais, o método de estudo
de caso, livros didáticos com fantasias de Keynes, MBA's, CPA's ou MTV.
De fato, a verdade e a sabedoria são perdidas por essas ferramentas educacionais de tolos educados! Isso não deve surpreender ou
desencorajar você, pois o que mais você espera de macacos evoluídos!
O que os melhores e mais brilhantes nos trouxeram? A Grande Depressão, muitas recessões, ciclos econômicos de altos e baixos, políticas fiscais e monetárias insanas, uma dívida nacional inacreditável, eliminação de poupança, obsessão com gastos, fraude contábil e uma epidemia de falências! Este antigo provérbio do céu poderia ter ajudado. Aplique-o à sua própria vida, pois graduados em escolas de negócios são sábios demais para aprender ( Pr 26:12 , 16 ).
Salomão escreveu este provérbio para dar conhecimento financeiro e discrição aos rapazes ( Pv 1: 4). Há uma tentação impulsiva em homens, especialmente homens jovens, de assumir mais riscos do que deveriam. Um medo maior de perda salvaria muitos jovens de problemas financeiros ou destruição. Uma abordagem mais disciplinada e paciente ao investimento e planejamento de carreira também ajudaria. A lição aqui é minimizar o risco desnecessário.
O provérbio tem duas metades. O primeiro semestre identifica o erro financeiro que resulta na punição aqui. Ele diz: "Não seja tu um dos que dão a mão, ou dos que são fiadores de dívidas" ( Pv 22:26 ). Aqueles que tomam decisões financeiras insensatas ou entram em acordos com perigo potencial ou risco excessivo estão se encaminhando para sérios problemas e dificuldades. Salomão advertiu muitas vezes contra o passivo contingente ( Pv 6: 1-5 ; 11:15; 17:18 ; 20:16 ; 27:13 ).
Mãos impressionantes - nós apertamos as mãos - acordos resolvidos naquela época. A questão aqui é ser uma garantia de dívidas, a qual chamamos de co-financiamento de um empréstimo ou garantia do desempenho de outra pessoa. É tentador entrar nesses contratos para ajudar amigos em transações financeiras, então Salomão advertiu contra eles descrevendo um possível resultado doloroso - os credores poderiam retomar sua cama! Se você não gerenciar o risco financeiro, ele acabará com você.
Os homens prudentes analisam o perigo potencial e o evitam ( Pv 22: 3 ; 27:12). Tolos touro à frente. Foi dito com sabedoria: Discrição é a melhor parte do valor. Não há nada corajoso ou nobre sobre um homem que mergulha em negócios financeiros sem uma análise cuidadosa, cautelosa e pessimista. Mesmo que outros tolos antes dele encontrassem sucesso dessa maneira, isso não prova nada; Deus julga esses homens com a prosperidade dos tolos ( Pv 1:32 ). Um espírito empreendedor é apenas um trunfo quando algemado à prudência. Homens sábios odeiam o risco e evitam isso.
Onde você criou passivos contingentes - riscos financeiros que podem tirar sua cama? Sua vida, saúde, casa e veículos estão devidamente segurados? Você está coberto por julgamentos de responsabilidade em uma geração feliz? Você especula em derivativos financeiros como contratos futuros ou opções de redação? Você colocou todos os seus ovos financeiros em uma cesta, então se as coisas não derem certo você será eliminado? Você pode dormir no chão?
Você sabe cortar suas perdas? Significa admitir que você está errado e vender investimentos ruins, fechar negócios marginais ou deixar um emprego sem saída. Você cheira a mentira quando os termos são bons demais para ser verdade? Isso significa que eles não são verdadeiros e você está prestes a se tornar uma vítima. É muito melhor renunciar a algum retorno de investimento do que correr o risco de não ter seu investimento retornado. Quantos empréstimos você contratou? Receba gratuitamente ( Pr 6: 1-5 )!
Evite especulações. Reduza o risco financeiro. Odeio dívida. Diversificar. Protege o capital. Assegure ativos importantes. Seja conhecedor. Veja o futuro com pessimismo. Nunca aposte a fazenda em nada. Não acredite em retornos acima do mercado. Seja contente com retornos ordinários. Trabalhar duro. Trabalho inteligente. Economize alguma de toda a renda. Garantir uma habilidade transferível. Dê a Deus a glória de um provérbio maravilhoso que pode salvá-lo de muita dor e possível desastre.