"APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA
PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS
CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS."

Provérbios 17:25
O filho tolo é a tristeza do seu pai e a amargura daquela
que o deu à luz.
Quanta dor você causa aos seus pais? Quanto seus filhos vão te causar? Salomão observou essa calamidade nas famílias, onde uma criança tola pode causar grande dor aos pais. As lições são simples - obedeça e honre seus pais e treine seus filhos.
Pais piedosos sabem que este provérbio é verdadeiro. Os pais entristecem-se quando os filhos são tolos e as mães sentem-se magoados ao vê-los rejeitar a sabedoria pela insensatez. Os pais mundanos não são tão perturbados, porque não compreendem a sabedoria, nem reconhecem crianças tolas.
As mães suportam a dor trazendo seus filhos ao mundo ( Gn 3:16 ; João 16:21 ), e trabalham duro e por muito tempo levando essas crianças à maturidade ( I Tim 5: 8). Mas se eles negligenciam treiná-los no caminho do Senhor, essas crianças podem trazer tristeza e amargura muito maiores no futuro do que o parto ou anos ingratos lavando roupa ( Pv 29:15 ).
O que você deve aprender? Primeiro, obedeça seus pais. Quando você desobedece, você causa dor. Se você desobedecê-los, colherá o que semeou - dor futura de seus próprios filhos ( Gl 6: 7 ). Não há nada de fraco em lembrar como sua mãe se sentirá quando souber de seus pecados. Tais pensamentos mantiveram alguns homens de volta dos crimes. Deus defende os pais e a punição de filhos rebeldes é terrível ( Pv 20:20 ; 30:17 ).
Em segundo lugar, honre seus pais. Isso vai além de obedecê-los. Honrar os pais é tratá-los com carinho, gentileza, reverência e especialmente. Você mostra respeito cuidadoso por eles em todos os momentos? Deus condena mesmo falando levemente sobre os pais ( Dt 27:16 ). Deus condena até expressões faciais desrespeitosas ( Pv 30:17 ). Porque Deus honra os pais, Ele promete grandes recompensas para você honrá-los - uma boa vida e uma vida longa ( Ef 6: 2-3 ).
Terceiro, escolha sabedoria. Depois de obedecer e honrar os pais, você deve escolher um estilo de vida piedoso e sábio dedicado à retidão e à verdade. Suas maiores razões para isso devem ser a glória de Deus e servir ao Seu reino na terra. Mas antes de considerar sua própria prosperidade e prazer sob a bênção de Deus para tal vida, você deve considerar mostrar a seus pais o melhor caráter e conduta para sua grande paz e prazer.
O que mais você deveria aprender? O treinamento infantil, exigindo sacrifício e investimento, tem um retorno fabuloso para todas as partes. Ela vai lhe poupar do sofrimento e amargura descrito, e vai trazer alegria e prazer ver as crianças que vivem vidas piedosas e produtivos ( Pr 10: 1 ; 15:20 ; 17:21 ; 19:13 ,26 ; 23: 15-16 , 24-25 ; 27:11 ; 29: 3 , 17 ). Também trará prosperidade e sucesso a seus filhos e você agradará ao Deus que emprestou seus filhos a você.
Se você treina seus filhos quando eles são jovens, eles vão te dar prazer quando eles estão velhos, andando nos caminhos que você sabe que são bons ( Pv 22: 6 ). Deus os emprestou com loucura neles, mas Ele lhes disse como afastar isso ( Pv 19:18 ; 22:15 ; 23: 13-14 ). Pais, o treinamento não é uma opção ( Efésios 6: 4 ). E mães, você deve participar também ( Pv 1: 8 ;6:20 ). A escolha é sua, mas as conseqüências são certas.
Pai, você tem uma abordagem piedosa ao treinamento infantil? Ou a vida está acontecendo em sua casa? Você está tão distraído, frustrado e cansado que os está criando com refeições e roupas, mas sem treinamento? Seus filhos estão crescendo sem correção diária e instrução na verdade? O pastor não pode fazer isso por você, e a educação pública é contra a verdade. Deus escolheu ter sabedoria comunicada pelos pais aos filhos ( Deuteronômio 6: 4-9 ; 29:29 ).
Por que você teve filhos? Se você não lhes ensinar o temor e o amor de Deus, você não deveria ter tido nenhum ( Sl 34:11). Um dos maiores problemas do mundo de hoje é os pais do AWOL - homens que abandonam sua responsabilidade de ensinar e treinar crianças com piedade e sabedoria ( Dt 6: 6-9 ; Ef 6: 4 ). A dor descrita no provérbio virá em ambos os pais, mas grande prazer para todos pode resultar de ambos os pais fazendo seus trabalhos.
Se você treinou seu filho e tem um tolo, ele carregará seu próprio fardo ( Gl 6: 5 ). Nunca houve pais perfeitos e Deus sabe disso. Se todos os seus filhos são bons, então você não deve exigir o suficiente, estes não devem ser tempos perigosos, Jesus não deve ter uma espada familiar, os avisos da Bíblia não devem ser verdadeiros, e homens santos com filhos tolos devem ser perdedores. Tome conforto, há mais em jogo com seus filhos do que seu treinamento.
Lembre-se dos grandes homens e mulheres da Bíblia e seus problemas com as crianças, para que você não se desespere. Considere Noé (Cão), Isaque e Rebeca (Esaú), Jacó (Rúben, Simeão, Levi, Judá e outros), Manoá e sua esposa (Sansão), Eli (Hofni e Finéias), Samuel (Joel e Abias), Jó (filhos), Davi (todos), Ezequias (Manassés) e Maria (irmãos incrédulos de Jesus). Esses pais de luto são alguns dos melhores santos da Bíblia.
Cristão, você considera a dor que você causa ao seu Pai celestial por tolice ou mundanismo ( Sl 95:10 )? Enquanto Ele é verdadeiramente independente do dano real pelos seus pecados ( Jó 35: 5-8 ), Sua influência pode ser entristecida e extinta em sua vida ( Ef 4:30 ; I Ts 5:19). Você pode agradar ou desagradar o seu Pai celestial ( II Sam 11:27 ; IRs 3:10 ). Sinta o significado dessas palavras: “Sede, pois, seguidores de Deus, como filhos amados” ( Ef 5: 1 ).
Provérbios 2:21
Porque os retos habitarão a terra,
e os sinceros permanecerão nela.
A justiça tem uma recompensa (Is 58:1-11)! Deus promete longevidade, paz e segurança para os homens de bem. Eles serão estabelecidos nos seus lugares e terão uma existência feliz. Eles permanecerão muito depois dos outros serem removidos. A recompensa contrasta grandemente com o juízo dos ímpios mencionado no versículo seguinte (Pv 2:22).
E este contraste só é magnificado na eternidade, considerando que o justo entrará no descanso eterno e prazeres incontáveis.
O contexto deste provérbio é o aviso de Salomão para o seu filho a respeito do perigo dos homens perversos (Pv 2:10-15), e das mulheres prostitutas (Pv 2:16-19). Ele instruiu e ensinou o seu filho para salvá-lo daqueles terríveis companheiros, para guiá-lo no caminho dos homens de bem, e para guardar os caminhos dos justos (Pv 2:20). No provérbio de hoje, Salomão está explicando o porquê dos caminhos dos homens de bem serem caminhos desejáveis - eles têm muita paz e prosperidade.
Jeová libertou Israel, o seu povo escolhido, do Egito, e lhes deu a terra de Canaã por herança, botando para correr todos os seus inimigos para fora da terra que estava diante deles (Gn 15:18-21; Dt 7:1-3). Mas a Terra Prometida foi dada a eles com a condição deles O obedecerem. Rebelião e pecado poderiam fazer com que Ele a tirasse deles (Lv 26:1-46; Dt 28:1-68). Qualquer homem de Israel entendeu este provérbio de uma maneira muito profunda e poderosa.
Longevidade, paz, prosperidade e segurança são bênçãos de Deus sobre o justo. Estas recompensas são mencionadas frequentemente em Provérbios por Salomão como também por Davi nos Salmos (Pv 1:33; Pv 3:2 e 13-18; Pv 4:10; Pv 9:11; Pv 16:7; Pv 28:2; Sl 37:3, 9, 11, 22 e 29). Uma vida feliz com bons dias é conseguida pela obediência ao Senhor, especialmente se você controla seu falar e na sua maneira de tratar os outros com bondade (Sl 34:12-16; IPe 3:10-12). A justiça traz bênçãos (Is 3:10)!
Considere o primeiro mandamento de Deus contendo uma promessa agregada. Ele exige que os filhos honrem seus pais, o que significa mais do que mera obediência. Significa exaltar os pais e tratá-los com especial reverência em todos os tempos, mesmo em pensamentos, fala, expressões faciais, e sustento (Pv 20:20; Pv 30:17; Dt 27:16; ITm 4:4 e 8). Mas preste atenção à recompensa por honrá-los - uma boa e longa vida (Ef 6:2-3)! Leitor, creia nisto hoje!
O toque de Midas se refere a uma lenda tola. Mas a história de Jacó é história inspirada! Deus colocou uma sebe em torno dele de forma a abençoar tudo que ele fazia e possuía, porque ele era um homem justo, temente a Deus (Jó 1:1-5 e 10). E mesmo Deus tendo provado Jó severamente, Ele o abençoou com mais no final - certamente há uma recompensa para o justo (Jó 42:10-17; Tg 5:11). Mas a melhor recompensa é futurística - morando para sempre na terra dos céus (Hb 11:8-16).
Provérbios 28:4
"Os que desamparam a lei louvam o perverso,
mas os que guardam a lei se indignam contra ele."
O melhor argumento contra as ímpias filosofias e estilos de vida desta geração é uma vida justa! Você pode criar uma declaração forte e uma ilustração poderosa a favor da verdade e da sabedoria pelas suas ações. Você nem precisa abrir a sua boca para proclamar a verdade! Ao invés de sugerir aos ímpios a tolice em sua própria vida, busque a sabedoria e com isso os condene!
É fácil criticar as opiniões profanas e a conduta da nossa sociedade que odeia a Deus. A tolice deles é visível em todos os lugares. Mas palavras são fáceis; e palavras também são vazias, se você compromete a sabedoria em sua própria vida. Corretamente identificamos essa parcialidade como sendo hipocrisia.
Pecado é pecado. Transgredir um só mandamento viola a sua totalidade (Tg 2:10). Se você caçoa da sodomia, mas cria fantasias a respeito de adultério ou defrauda o seu cônjuge de frequente sexo, você é tão mau quanto os sodomitas e os hipócritas (Tg 2:11-13). Tal hipocrisia trará o juízo de Deus.
Guardar a lei cria desavença com os ímpios - ela luta e se opõe a eles. Mas abandonar a lei é dar glória ao iníquo! Se você trapaceia e compromete os santos padrões de justiça de Deus, você louva os pecadores pela sua escolha em quebrar a lei de Deus também.
Ao invés de fazer um piquete diante de uma clínica de aborto, ame e treine os seus filhos pela Palavra de Deus. As aparências e as condutas públicas de seus filhos e familiares falará mais alto contra o aborto do que qualquer discussão com assassinos impiedosos que entram no escritório de morticínio infantil.
Preocupado com a alta taxa de divórcio? Então mantenha um casamento perfeito. O divórcio é apenas um aspecto de um casamento disfuncional; existem muitos outros aspectos. Onde você está comprometendo o seu casamento? Você já examinou a questão à luz das Sagradas Escrituras?
Você está indignado com a juventude rebelde de hoje? Certifique-se de que está dirigindo dentro do limite de velocidade respeitando a autoridade civil; trabalhe mais do que os seus colegas em respeito à autoridade empresarial; submeta-se ao seu marido de forma a respeitar a autoridade marital; e respeite ao seu pastor em consideração à autoridade religiosa, analisando a sua fé em decorrência do seu estilo de vida, se, de fato, é piedosa ou não. Se sim, siga-o, imite-o, se não, afaste dele, aparta-se do tal. ( Mateus 15: 1 - 14; 2 Tim. 3: 1 - 5)
Cansado de ouvir falar a respeito do evolucionismo? Viva como se conhecesse o Criador! Viva como se você fosse feito para a Sua glória, e que Ele tem o direito de ditar as condições da sua vida. Glorifique-O em tudo que você faz, e fale Dele como o seu Gerador. Desta forma você condena o evolucionismo!
Cristãos carnais é a regra geral hoje em dia. Amam mais os prazeres do que a Deus e tendo a forma de piedade, mas sem qualquer autoridade. Condene esses comprometedores, amando a Deus mais do que os prazeres e exaltando a autoridade Dele em sua vida mais do que os próprios cultos de sua igreja.
PROVÉRBIOS 12:3
O homem não se estabelece pela perversidade, mas a raiz dos justos não será removida.
Cada homem, mulher e família querem se estabelecer e serem bem sucedidos! Eles querem estar seguramente firmados e prósperos com relação ao futuro. Eles querem aumentar e melhorar ao longo do tempo. Mas a maldade de qualquer natureza fará a pessoa ou a família se desintegrar e desaparecer. Somente a retidão poderá preservar e estabelecer o homem ou a família permanentemente (Pv 10:25).
Qual é a perspectiva para você e sua família? Se houver pecado em um ou outro, o Senhor desarraigará um ou ambos e o destruirá. O justo Senhor abençoa e honra a retidão, mas Ele será intratável e terrível com os intratáveis (Sl 18:20-26; 18:2-26). A escolha é sua, e é uma escolha que você toma a cada dia. Qual é o seu futuro? As suas escolhas de hoje o determinarão!
Abraão e Ló fizeram escolhas. Ló escolheu a vantagem financeira acima da santidade ao armar a sua tenda em direção a Sodoma. Abraão escolheu a paz e as sobras. Mas o que aconteceu? Ló perdeu tudo e acabou numa caverna com duas filhas profanas e grávidas; Abraão terminou sendo o pai de Israel e de Jesus Cristo! Que diferença!
Eli era o sumo sacerdote de Israel. Sua família poderia ter-se tornado sacerdotes para sempre. Mas ele não conseguiu conter os seus filhos perversos. O que foi que o Senhor disse? "Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu." (ISm 3:13). Veja também (ISm 2:27-36; 3:1-18), Davi foi o oitavo filho menosprezado, mas o Senhor desarraigou Saul e estabeleceu Davi e seus filhos como sendo a dinastia em Israel. Hoje, o filho dele se assenta no trono do universo! Deus disse a Davi, "Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre” (IISm 7:165). Leia: (IISm 7)
Davi escreveu, "Vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro do Líbano. Passei, e eis que desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado" (Sl 37:35-36). Alexandre o Grande pensou que era invencível, mas morreu aos 32 anos de idade, e em poucos anos todos os seus parentes e descendentes estavam mortos. Deus o desarraigou da terra!
Não importa de que forma o ímpio planeja o seu patrimônio, Deus o destruirá e à sua semente também. Você, leitor, acredita o seguinte a respeito do justo? "Não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo." (Sl 112:6-8).
Provérbios 19:24
Um homem preguiçoso esconde a mão no peito e não a traz à boca novamente.
Pessoas preguiçosas amam conforto e odeiam esforço. Eles evitam o trabalho mesmo para comida. Eles querem que você trabalhe e os alimente. Salomão usou uma hipérbole sarcástica para ridicularizar homens preguiçosos. Eles dobram os braços para manter as mãos longe do trabalho, pois têm preguiça de se alimentar. Eles esperam que a comida caia em suas bocas. Um exagero? Sim, mas ele fez um ponto poderoso.
Tão necessária é a lição para alguns homens, Salomão a repetiu em termos semelhantes ( Pv 26:15 ). Ele o alterou ligeiramente para dizer que os preguiçosos preguiçosos ficam tristes por ter que levantar as mãos novamente até a boca para comer. Incomoda e fere um homem preguiçoso para fazer qualquer esforço, mesmo para si mesmo. Programas de bem-estar social e pensamento de nações modernas e socialistas encorajam esse pecado.
Você ouviu: “Aquele vagabundo está sentado com os braços cruzados”. Com os braços cruzados, as mãos são seguradas contra o peito pelo braço oposto. Você já ouviu falar: "Ele fica de pé com as mãos nos bolsos." Pessoas preguiçosas não gostam de esforço, então colocam as mãos longe do trabalho. Davi até pediu ao Senhor para tirar a mão e usá-lo para ajudá-lo ( Sl 74:11 ).
Uma grande ética do trabalho não se originou no homem. Deus trabalhou seis dias na criação do mundo, e o Seu exemplo deve ser bom o suficiente para você. Ele sabiamente ordenou que o trabalho é bom e deveria ser feito com zelo diligente. Antes que Adão pecasse, Deus lhe dera o trabalho de vestir e manter o jardim ( Gn 2:15 ). O trabalho não é uma maldição; é uma bênção.
A fome irá curar a preguiça. Os cheques de bem-estar estimulam a preguiça. Paulo ordenou que aqueles que não trabalhavam não comessem ( II Tessalonicenses 3:10 ), e Salomão advertiu que os preguiçosos implorariam na colheita e não receberiam nada ( Pv 20: 4 ). A caridade cristã não inclui os preguiçosos. Quando um homem é negado comida e conforto por tempo suficiente, ele irá trabalhar ( Pr 16:26 ).
Os pais sábios aplicam essa sabedoria. Crianças e adolescentes não merecem comer, a menos que tenham trabalhado na escola, em um emprego ou em tarefas domésticas. Por que criar adultos preguiçosos? Consertar refeições e lanches quando eles não trabalham duro não é amor; é ódio cruel. Treine-os para trabalhar duro, trabalhar rápido e desfrutar de um trabalho bem feito. Eles serão bem sucedidos e terão muito o que comer.
Defina prioridades sábias para seus filhos. Uma ética de trabalho piedosa é mais valiosa do que as notas mais altas possíveis. A escola não é como o mundo real. A regurgitação acadêmica não é um bom preditor do sucesso na vida. Os professores são pagos para lisonjear e promover; mas os empregadores pagam e promovem apenas aqueles que produzem mais do que o esperado. Um 3,90 GPA contra um 3,50 é marginalmente desperdiçado em comparação com criatividade, diligência e responsabilidade extra-curriculares.
Um lugar favorito para pessoas preguiçosas que seguram suas mãos em seus seios é na cama. O prazer de se acariciar por uma hora desnecessária de sono é demais para resistir. O sábio pregador viu esse amor do sono e o ridicularizou ( Pv 6: 9-10 ; 24: 30-34 ; 26:14). Os botões soneca nos despertadores são tolos. Levante-se, preguiçoso! Levante-se! O dia está perdendo!
Uma vez que a pessoa comece a trilhar o caminho da preguiça, o trabalho se torna cada vez mais difícil. Uma atitude preguiçosa em relação ao trabalho fará com que você fique com sono ( Pv 19:15 ); os obstáculos parecerão muito mais difíceis ( Pv 15:19 ). A diligência começa no coração e na mente quando você escolhe gostar de trabalhar. A melhor maneira de lidar com um trabalho é começar agora, com intensidade. Não pense nisso. O trabalho duro é sua própria recompensa, mas você só conhece essa bênção ao trabalhar.
Já ouviu falar: "Estou cansado demais para consertar alguma coisa hoje à noite"? Mulheres virtuosas não dizem isso. Uma mulher se sentiria melhor e menos cansada se corresse até a cozinha e criativamente jantasse juntos. As próprias palavras e os pensamentos que as geram são mental e fisicamente incapacitantes. Não faça desculpas. Trabalhos! Você vai se sentir melhor e dormir melhor.
Pessoas preguiçosas têm bênçãos, mas têm preguiça de aproveitar-se delas. Eles podem pegar caça na caça, mas estão cansados demais para vesti-lo quando chegam em casa ( Pv 12:27 ). Uma oportunidade é assustadora para eles, pois provavelmente envolve mais do que dormir. Que pena!
É claro que os preguiçosos sempre têm desculpas para não fazer muito. Eles falam dos perigos no trabalho ( Pv 22:13 ; 26:13) e de circunstâncias desfavoráveis ( Pv 20: 4 ). E sua preguiça arrogante resistirá até sete sábios dando boas respostas ( Pv 26:16 ).
Salomão pôde ver um preguiçoso verificando seu campo ( Pv 24: 30-34 ). Caro leitor, quão limpo é o seu carro? Sua casa Seus armários? Sua mesa? Existe desordem em algum lugar? Por quê? Existe um leão no caminho? Está muito frio? Ou está dobrando suas mãos muito emocionante? Não deixe que nada o distraia do importante objetivo da diligência onde é mais necessário.
Os cristãos devem odiar a indolência ( Rm 12:11 ). Seus bens e reputações devem refletir uma ética de trabalho piedosa. Em vez de dar as mãos no peito, as mãos devem ser colocadas em bom trabalho produtivo ( At 20: 34-35).; Efésios 4:28 ; I Ts 4: 11-12 ). Em vez de ociosidade que arruína as mulheres ( Ezequiel 16:49 ), deixe-as combinar com a mulher virtuosa ( Pv 31: 10-31 ; ITm 5: 13-14 ).
A mãe do rei Lemuel descreveu a mulher virtuosa em detalhes ( Pv 31: 1-2 ). A medida mais importante dessa mulher perfeita foi seu trabalho diligente. Ela trabalha de bom grado com as mãos ( Pv 31:13 ). Ela rejeita atalhos ( Pv 31:14 ). Ela se levanta cedo ( Pv 31:15 ). Ela faz mais do que deveres domésticos ( Pv 31:16 , 20 , 24 ). Ela fortalece os braços para fazer ainda mais ( Pr 31:17). Suas mãos estão sempre ocupadas ( Pv 31: 19-20 ). Ela não está ociosa ( Pv 31:27 ).
A Bíblia define o padrão para os homens também. Salomão promoveu Jeroboão, porque ele era diligente - ou diligentemente produtivo ( I Reis 11:28 ), cumprindo a recompensa da diligência ( Pv 22:29 ). Faraó perguntou a José se ele tinha irmãos excepcionais - homens de atividade - que administrassem seus grandes rebanhos ( Gn 47: 6 ). Homens sábios apreciarão o trabalho, pois é seu propósito e prazer na vida, e uma razão para não gostar da morte é a falta de trabalho ( Ec 9:10 ).
O Senhor Jesus Cristo estava empenhado na obra que Deus lhe havia dado ( João 4:34 ; 9: 4 ;17: 4 ), e você deve ser grato por Ele e Sua diligente fidelidade em salvar sua alma. Deus promoveu-o sobre o universo e recompensou-o com alegria e prazer à sua direita. Você tem a oportunidade de ser espiritualmente diligente para Ele ( Hb 6: 11-12 ; II Pedro 1:10 ).
Provérbios 19:25
Fere um escarnecedor, e o simples tomará cuidado:
e repreende aquele que tem entendimento, e ele entenderá
o conhecimento.
O amor duro funciona direta e indiretamente. Quando você castiga um escarnecedor, ele deve calar sua boca rebelde, e você também envia um aviso para os espectadores insensatos que pensam em rebelião.
Homens sábios só precisam de repreensão e crescem em conhecimento. Muito bem pode ser feito por amor duro, que é a punição correta ou repreensão daqueles que precisam disso ( Pv 21:11 ).
Esta geração exige tratamento gentil de crianças e jovens rebeldes, criminosos e até prisioneiros de guerra. A América é mais afeminada que as meninas púberes. A maioria das igrejas agora ensina que mimar é o melhor e mais eficaz tratamento para os membros da igreja que pecam.
Repreensão, repreensão e julgamento devem ser restaurados na casa de Deus e em outros lugares ( Is 58: 1 ; Jr 4: 1-10 ; II Tim 4: 3-4; Tt 2:15 ; I Cor 5: 1-5 ). Ore por homens santos como Elias, João Batista e Paulo para levantarem-se e tocarem a trombeta da palavra de Deus contra o pecado e os pecadores.
Aceitando a educação perversa desta geração tola, você acreditará que somente bondade ou razão deve ser usada com um escarnecedor, não com força ou punição. Eles dizem que a dor não é um impedimento. Mas você deve confiar na palavra de Deus e odiar toda idéia falsa do homem ( Sl 119: 128 ). A dor suficiente impedirá os infratores, e este provérbio ensina que também avisará os outros.
Quando Jesus pregou, as pessoas comuns se alegraram em crescer em conhecimento ( Marcos 12:37 ; Lucas 13:17 ; 19:48 ; 21:38). Mas os escarnecedores tinham a boca fechada e temiam fazer-lhe mais perguntas ( Lucas 13:17 ; 20:40 ). Israel não ouvia tal pregador há muito tempo, pois seus professores politicamente corretos, efeminados e refinados eram uma desgraça ( Mt 7: 28-29 ).
Os escarnecedores que publicamente punem têm benefícios colaterais. Deus exigiu que os jovens rebeldes em Israel fossem apedrejados, com um efeito óbvio nos adolescentes que os testemunham ( Dt 21: 18-21 ). Paulo escreveu a Timóteo: "Aqueles que o pecado repreende antes de todos, para que outros também temam" ( I Tim 5:20 ). A regra de Paulo se aplica principalmente aos pecadores mais velhos, mas também confirma a lição do provérbio para todos.
Fazer um exemplo público é sabedoria. Isso pode ser na igreja, na casa, na escola, no escritório, nas forças armadas ou em benefício da nação. Quando um líder é derrubado e punido, até mesmo seguidores estúpidos recebem uma mensagem clara que não pode ser comunicada por meras palavras. Especialmente aqueles em autoridade sobre um grupo devem manter sua regra dessa maneira.
Pais, se você tem que disciplinar uma criança, faça isso antes de toda a família pelo benefício das outras crianças. Se isso for feito consistentemente com o filho mais velho, o mais novo crescerá para respeitá-lo e obedecê-lo. Se os governos aprendessem a sabedoria de Deus, as punições e execuções públicas trariam amplos benefícios nacionais ( Dt 17: 8-13 ; 19: 16-21 ; 21: 18-21 ).
Considere exemplos da Bíblia. Apedrejando um homem que desdenhosamente pegou varas no sábado, chamou a atenção de Israel ( Nm 15: 30-36 ). Apedrejando aqueles que modificaram a adoração de Deus foi eficaz para toda a igreja ( Dt 13: 6-11 ). Ananias e Safira desprezaram os apóstolos de Deus e caíram mortos para o reavivamento do medo na igreja de Jerusalém ( Atos 5: 1-11 ).
Quando a punição não é executada rapidamente, tanto os escarnecedores quanto os simples se endurecem em suas maneiras de praticar o mal ( Ec 8:11 ). Se você tem autoridade em um lar, local de trabalho, governo ou igreja, é seu dever praticar este provérbio para punir os escarnecedores e alertar os simples. Sabedoria e justiça são exaltadas e propagadas por tais ações.
“Uma palavra para o sábio é suficiente” é verdade. Significa que os homens sábios precisam apenas de um pouco de repreensão ou aviso para aprender conhecimento ( Pv 1: 5 ; 9: 9 ). A punição não é apropriada para esses homens. A vara e as listras seriam demais. “A repreensão entra mais no sábio do que cem açoites no insensato” ( Provérbios 17:10 ). A sabedoria é a capacidade de discernir essa diferença.
Porque os homens bons têm um coração nobre e buscam correção, o seu dever de reprová-los e ensiná-los é uma honra ( Pv 9: 8 ; 25:12 ). A repreensão aberta é melhor do que o amor secreto, e as feridas de um amigo são fiéis ( Pv 27: 5-6 ; Levíticos 19:17).). Os homens sábios preservam sua energia e tempo limitados, evitando os escarnecedores sempre que possível e dando mais atenção aos homens bons.
Homens sábios conhecem seu público e alteram o tratamento de acordo. Se eles estão com pessoas sóbrias e nobres, eles sabem que uma repreensão gentil ou um aviso gentil farão o trabalho. Eles não apressadamente ou ignorantemente aplicam o método errado ao público errado. Eles sabem fazer uma diferença de compaixão para alguns e outros para sair do fogo ( Judas 1: 22-23 ).
Receba todas as três lições deste provérbio. Primeiro, punir publicamente os escarnecedores pelo benefício residual dos tolos observadores. Segundo, quando necessário, reprove até mesmo os sábios, pois eles aumentarão ainda mais em conhecimento. Terceiro, certifique-se de que você não é um escarnecedor ou uma pessoa simples, mas sim um homem sábio que aprecie a reprovação e cresça em conhecimento dela.
O registro da Bíblia de escarnecedores como Caim, Coré e Judas sendo punidos o afetou? Ou você tolamente vive pensando que tudo está bem com sua vida? Tenha certeza de que seu pecado vai te encontrar! O Deus do céu não tolera o pecado; Ele vai punir isso. Escolha viver sobriamente e com sabedoria. Escolha procurar e amar a sabedoria, mesmo que envolva alguma reprovação.
Deus ordenou que Seus filhos se juntassem às igrejas locais. Lá eles vêem a punição dos escarnecedores na Bíblia por Deus e os escarnecedores nos assentos em volta deles por um pastor fiel. Lá eles têm membros amorosos e sábios da igreja para repreender e avisá-los sobre falhas em suas vidas para a sua perfeição diante de Deus e dos homens. Você está em tal igreja?
Provérbios 20:25
É uma armadilha para o homem que devora o que é santo e depois
de prometer fazer uma investigação.
Adorar a Deus pode prendê-lo! É muito sério; Ele amaldiçoará aqueles que brincam com a Sua religião ( Lv 10: 1-2 ; Ml 3: 7-9 ). O culto casual do grande e terrível Deus da Bíblia é inaceitável; Ele é um grande rei ( Mal 1:14 ). Cuidado com a adoração contemporânea!
Você mantém cuidadosamente seus compromissos com Deus? Aceleração, ganância, egoísmo ou preguiça podem aprisioná-lo a profanar coisas religiosas. Você pode presunçosamente usar o que pertence a Deus, ou você pode fazer um voto que você não pode ou não vai pagar. Há dois pecados aqui, ambos mostrando a irreverente loucura dos cristãos carnais e descuidados.
Este é um dos provérbios mais obscuros de Salomão, mas também um dos seus mais importantes. Você pode entender sua lição geral e sua advertência sobre dois pecados. Siga de perto. Aqui está o primeiro pecado: um homem come algo santo que pertence a Deus, seja por Seu mandamento ou pela dedicação do devoto. O pecado está usando algo para você mesmo que é justamente de Deus.
Por exemplo, as primícias da colheita em Israel eram do Senhor por preceito ( Êx 23:19 ), mas um homem tolo poderia devorá-las avidamente. Ou, ele pode dedicar um cordeiro ao Senhor por uma oferta voluntária ( Levítico 22:23 ), mas na ganância ele mesmo escolhe comer. Este é o primeiro pecado - pegar algo que é do Senhor e consumi-lo para seu próprio prazer.
O provérbio então tem a frase “e depois de prometer fazer uma investigação”. Será que “depois” significa que esse homem profano segue seu devorador com votos para investigar o assunto? Ou “depois” significa que ele faz votos religiosos e não pergunta sobre sua dificuldade até depois? A última opção é a interpretação correta, pois a primeira é sem sentido.
O que um homem profano juraria inquirir depois de devorar a porção do Senhor? Por que um homem tão profano juraria? O que ele juraria? O que ele iria perguntar? O pecado aqui é o dos votos tolos, apressados e impulsivos, um pecado bastante comum, quando um homem só depois pensa no seu voto e no custo ou dificuldade de pagá-lo.
Segure este segundo pecado. Um homem tolo e irreligioso faz um voto ao Senhor, e só mais tarde ele pensa se pode ou não pagar, e então procura sair do voto ( Ec 5: 6 ). Os votos devem ser pensados antes de serem feitos: não há obrigação de fazer votos, mas há uma obrigação pesada de pagar todos os votos que você faz ( Ec 5: 1-7 ).
Considere a segunda frase de outra maneira. Há uma elipse aqui, como em muitos provérbios. Uma elipse está faltando palavras que são entendidas pelo leitor. As palavras são deixadas de fora para evitar repetição ou adicionar força à sentença. As reticências aqui são "é uma armadilha". Se você as adicionar onde elas estão faltando, você verá claramente ambos os pecados. O versículo então lê:
É uma armadilha para o homem que devora o que é santo, e é uma cilada após os votos fazerem a pergunta.
Ambas as ações acima são armadilhas para um homem, na medida em que trazem o julgamento de Deus, assim como outras tentações e pecados ( Pv 18: 7 ; 22:25 ; 29: 6 , 8 , 25 ). Você deve ser cauteloso em todos os deveres religiosos para se proteger da ira de um Deus santo e ciumento, pois mesmo no Novo Testamento Ele somente aceita adoração que é reverente com temor piedoso ( Hb 12: 28-29 ).
Quando uma coisa pertence a Deus, é santa ( Levítico 27: 9 , 30). Não pode ser usado por você mesmo. E quando você faz um voto, pague; porque é melhor não prometer do que prometer e não pagar ( Nm 30: 2 ; Dt 23: 21-23 ; Ecl 5: 1-7 ). Você não deve procurar uma saída mais tarde, mesmo se o voto custar mais do que você pensou, pois mostra um coração perverso ( Sl 15: 4 ; Ec 5: 6 ).
O despojo de Jericó era do SENHOR ( Js 6: 17-19 ), mas Acã tomou das coisas amaldiçoadas, então Israel apedrejou e queimou ele e sua família ( Js 7: 16-26 ). Este homem cobiçoso não resistiu a devorar coisas que eram santas ao Senhor. Ele morreu por seu pecado irreverente.
Moisés apedrejou um homem por profanar o sábado do Senhor, pegando gravetos no santo dia de descanso ( Nm 15: 30-36 ). Para lembrar Israel sempre da cautela que deveriam usar em Sua adoração, Deus disse a Moisés que exigisse franjas azuis em suas vestes ( Nm 15: 37-41 ).
Deus rejeitou Saul como rei de Israel por profanamente oferecer um sacrifício quando Samuel estava dois minutos atrasado para uma consulta (ISm 13: 8-14 ). Este homem continuou a provar pelo resto de sua vida que a armadilha descrita em nosso provérbio o havia engolido completamente.
Ananias e Safira pensaram que poderiam devorar parte de sua oferta ao Senhor, mas Ele os matou diante de testemunhas em Jerusalém ( Atos 5: 1-11). Enquanto eles possuíam a terra era deles, mas uma vez que suas bocas a tivessem dedicado, era a do Senhor.
Jesus advertiu contra o uso corrupto de Corban em Israel durante seus dias. Os judeus cobiçosos não apoiavam financeiramente seus pais, desculpando-se dizendo a seus pais que haviam dado as coisas a Deus ( Marcos 7: 9-13 ). Jesus condenou essa tradição profana.
O provérbio adverte para pagar o custo total de adorar o santo Deus do céu. Se você não o fizer, você enredará sua alma em uma culpa pecaminosa e trará sobre si a justa vingança de um Deus ciumento. Não traga menos do que o seu melhor. Como o próprio Deus argumentou, tente enganar seu governador ou agência de arrecadação de impostos da maneira que você engana a Deus ( Mal 1: 6-14 ).
Jesus advertiu os ouvintes a calcularem o custo antes de se comprometerem a ser discípulos, porque não pagar iria prendê-los e trazer vergonha ( Lucas 14: 25-35 ; Mt 10: 34-39 ). Há sérios sacrifícios para seguir a Cristo, como os textos explicam, que os adoradores casuais ignoram. A menos que você esteja disposto a pagar o preço total que Ele exige, você não pode ser Seu discípulo. Para o seu conforto, sacrificar os discípulos sempre traz de volta um enorme retorno ( Marcos 10: 28-30 ).
Considere a Bíblia. São as preciosas palavras de Deus para você, e Ele ampliou-a acima de todo o Seu nome ( Sl 138: 2 ). Você honra e valoriza acima mesmo a sua comida necessária ( Jó 23:12) Quantas vezes você lê? Quão em oração você medita sobre isso? Ou não é usado em uma mesa? Quanto esforço você faz em preparação para ouvi-la ser pregada?
E quanto ao batismo? Você jurou uma nova vida em nome de Jesus Cristo quando foi batizado ( Rm 6: 1-6 ; Gl 3:27 ; Cl 3: 1-4 ; I Pe 3:21 ). Você está vivendo até o seu batismo?
Considere sua igreja. Você deve ao Senhor Sua casa sagrada, que é o templo do Espírito Santo ( 1 Cor 3: 16-17 ; Ef 2: 20-22 ; I Tim 3:15 ). Quando Israel construiu suas casas primeiro, Ele as impediu financeiramente ( Ag 1: 1-11 ). Você está ajudando a construir sua igreja?Ef 4:16 )? Se você abandonar as assembleias ou fizer o que deveria, haverá problemas para pagar ( Hb 10: 23-31 ).
E quanto a sua doação? Você deve a Deus as primícias de todos os acréscimos ( Pv 3: 9 ). Quando Israel não pagou, Ele os acusou de roubo e os amaldiçoou ( Ml 3: 8-9 ). Você está dando?
E quanto ao seu corpo? É o templo do Espírito Santo ( 1 Co 6: 15-20 ). Deus criou e comprou, e você deve a ele seu corpo como sacrifício ( Rm 12: 1-2 ). É seu santo?
E quanto ao seu casamento? Você fez votos perante Deus e testemunhas. Não procure maneiras de sair do seu casamento, pois Deus está observando e medindo sua traição ( Ml 2: 10-16). O que o Senhor uniu, você não pode separar ( Mt 19: 3-9 ).
E as crianças? Eles não são seus - eles só estão emprestados a você por alguns meses de Deus ( Sl 127: 3 ). Você está educando-os em Sua admoestação e nutrição ( Efésios 6: 4 )?
Que sobre o tempo? Você deve comprar de volta todo o tempo que puder para não desperdiçar sua vida em empreendimentos insensatos ( Sl 90:12 ; Ef 5: 6 ). O tempo é um presente de Deus. Você usa isso para honrá-lo?
Você poderia perguntar mais. Como você pegou sua alma, querido leitor? O que você está usando para você mesmo que pertence ao Senhor? O que você prometeu que você não está mantendo?
Onde você vai adorar neste domingo, o Dia do Senhor? Como você vai adorar? Quão fervoroso e zeloso você será? O culto casual do grande e terrível Deus da Bíblia é inaceitável; Ele é um grande rei ( Mal 1:14 ). Cuidado com a adoração contemporânea!
Provérbios 10:17
Está no caminho da vida aquele que guarda a instrução,
mas o que rejeita a repreensão erra.
Aqui está a sabedoria! Esta é uma das lições mais valiosas de Salomão. Você pode não apreciar totalmente o poder e a sabedoria deste provérbio, mas é o maior indicador de seu caráter e sucesso ou problema futuro. Obedecer a instruções e advertências é uma prova clara de que você é nobre e sábio. Recusar a correção e a repreensão é uma prova clara de que você é tolo e profano. A regra é inspirada; O diagnóstico é totalmente preciso. Como você se compara?
Você chegou à vida sem saber nada. A única maneira de progredir além dessa ignorância era ouvir, aprender e obedecer. Alguns não progridem além do pensamento infantil por esses passos para a sabedoria, enquanto outros crescem rapidamente em conhecimento e compreensão. Se você não se humilhar para obedecer às instruções dos professores, será forçado a aprender as lições da vida da maneira mais difícil - por dolorosa miséria e problemas em sua vida.
A chave para a sabedoria e a honra é a humildade – a capacidade de rejeitar os seus pensamentos a fim de ouvir e obedecer aos outros (Pv 15:33; 18:12). O que o impede de obter plenamente sabedoria e honra? Orgulho! Isso leva à rejeição arrogante e egoísta das opiniões dos outros, o que o deixa sozinho com as imaginações tolas do seu próprio coração depravado e ignorante (Pv 18:1-2). O orgulho não suporta ser corrigido ou ensinado por outro. Um homem orgulhoso demais para ser ensinado é pior do que um tolo (Pv 26:12). Compreenda esta lição simples! Adoro correção!
Você está livre do orgulho e é capaz de se humilhar diante da instrução e repreensão dos outros? Você sempre usa o cinto de ombro enquanto dirige? Dirigir dentro do limite de velocidade? Obedeça ao aconselhamento pré-matrimonial que você recebeu? Siga o manual do funcionário em seu trabalho? Concluir o cronograma de manutenção a tempo para o seu automóvel? Faça o que seu marido pede naquele mesmo dia? Cumprir todas as regras e pedidos de seus pais?
A necessidade de obedecer humildemente à correção e à instrução é enfatizada em Provérbios (Pv 12:1; Mateus 15:5,10; Mateus 17:10; 29:1). O resto da Bíblia também enfatiza isso. Ouvir e fazer traz bênção e segurança (Mt 7:24-27; Tg 1, 21-25). Por que Paulo advertiu: "Não desprezeis as profecias" (ITs 5:20)? Muitos não querem um pregador dizendo-lhes o que fazer. Eles odeiam ser corrigidos do púlpito. Eles são tolos destinados à destruição!
A simples lição deste provérbio prova duas coisas - seu caráter e futuro. É tão verdadeiro quanto a gravidade! Homens sábios gostam de ser ensinados, e eles se tornam bem-sucedidos (Pv 9:8-9). Os tolos odeiam ser corrigidos ou reprovados, e eles serão destruídos (Pv 9:7; 12:15; 14:16). A Sabedoria promete rir e zombar dos tolos, quando a sua calamidade vier, e os homens sábios riem com a Senhora Sabedoria, quando testemunharem a dor e a tribulação de um tolo (Pv 1:20-33).
Embora a vida eterna no céu seja um dom incondicional pela graça de Deus por meio dos méritos e esforços de Jesus Cristo, ela é confirmada pela instrução obtida. Fazer a vontade de Deus é uma das grandes evidências da vida eterna que torna o seu chamado e eleição seguros (Mt 7:21; I Tessalonicenses 1:2-4; Hebreus 5:9; 2 Pd 1, 5-11). Aqueles que desrespeitam a Deus e desobedecem ao Seu evangelho serão destruídos na vingança ardente que está por vir (IITs 1:7-10).
Provérbios 21:27
O sacrifício dos ímpios é abominação: quanto mais, quando ele traz isso com uma mente perversa?
A religião não impressiona o Deus do céu. Você ouve essas palavras? Você consegue entender a lição e o aviso? Você pode confortar sua alma tola por atividade religiosa, mas a hipocrisia ofende a Deus. Ele despreza a freqüência à igreja, doações, palavras e serviço, se você tem algum pecado em sua vida ( Pv 15: 8 ; 28: 9 ). Ele odeia isso! Ele acha que isso fede! Ele não suporta isso! E se você tem más intenções em seu serviço religioso, Ele odeia muito mais.
Os homens amam a religião, porque querem honrar a Deus, justificar-se a Ele, agradar a outros homens e acalmar suas almas. Os homens amam a religião porque é fácil. Frequentar a igreja, carregar uma Bíblia, falar, dar dinheiro e fazer nobres ações é fácil. Eles podem até amar a Deus. Mas procurar coração e vida para arrancar coisas agradáveis que são contrárias à Bíblia é difícil. A maioria vive como hipócrita. Mas Deus odeia hipocrisia!
Outros homens amam a religião porque é útil. Eles freqüentam a igreja para obter glória pessoal, vantagem profissional ou predar viúvas ( ISm 2: 12-17 , 22 ; Mt 6: 1-6 ; 23:14). Eles podem se voluntariar para os escritórios da igreja. Cada cidade tem algumas igrejas de queridinhos da sociedade que se acariciam. Essas pessoas são freqüentemente agnósticas ou ateus; eles não têm desejo por Deus. Eles usam a religião para ambições egoístas. E Deus os odeia mais que hipócritas!
Outros homens amam a religião, porque esconde suas más intenções de perseguir o pecado. Considere a pretensão de religião de Balaão ( Nm 23: 1-3 ), Absalão cobrindo sua traição ( ISm 15: 7-13 ), o jejum de Jezabel para assassinar Nabote ( IRs 21: 9-13 ), a adúltera mostrando piedade a sua vítima. ( Pr 7: 13-14 ) e falsos mestres nas igrejas cristãs ( II Pe 2: 12-19). Todos usam a religião para cobrir seu amor pelo pecado, e Deus os odeia mais que hipócritas!
Todos os homens mentem para si mesmos ( Jr 17: 9 ). Desde o Jardim do Éden, os homens escolheram o engano e mentem sobre a verdade e a justiça. Eles imaginam que Deus negligencia alguns ou todos os seus pecados por causa de sua adoração religiosa. Mas eles estão terrivelmente errados. Deus odeia a hipocrisia e despreza toda a sua adoração. Ele considera essa adoração como pecado ( Is 1:13 )! Ele odeia isso ( Is 1:14 )! E Ele promete rejeitar as orações de tais homens ( Is 1:15 )!
Israel sabia que eles apenas de todas as nações da terra tinham a verdadeira adoração do verdadeiro Deus. Eles tinham o templo, altar, sacerdotes, profetas e leis de Jeová. Mas eles levaram muito conforto nessas formas exteriores de religião, então Deus zombou deles por confiar em Seu templo em Jerusalém sem viver vidas santas ( Jr 7: 1-15 ). Então ele enviou os caldeus para destruir o templo de Salomão e depois os romanos para destruir o templo de Zorobabel. Cuidado!
Deus criticou Israel freqüentemente por hipocrisia religiosa ( Sl 50: 7-23 ; Is 1: 10-20 ; 58: 1-7 ; 66: 1-4 ; Je 6:20 ; 7: 1-15 ; Os 8: 11- 14 ; Amós 5: 21-24 ; Miqu 6: 6-8; Ml 2: 1-9 ). Ele considerou e valorizou o sacrifício de um boi como assassinato de um homem, um cordeiro como o pescoço de um cachorro e um presente como sangue de porco ( Is 66: 3 ). Não é diferente no Novo Testamento. Jesus Cristo prometeu expelir os laodiceanos de sua boca por sua religião morna ( Ap 3: 14-19 ).
Quanta hipocrisia você acha que pode se safar? Um pouco? Você está errado! Todas as coisas estão nuas e abertas aos olhos dAquele que tens de fazer ( Hb 4: 12-14 ). Seus olhos estão em todo lugar, contemplando tanto o mal como o bem que você faz ( Pv 15: 3 ). Ele exige todo seu coração e uma vida santa ( Mt 6:24 ; 22:27). Qualquer coisa menos que isso Ele conta como adultério espiritual e julgará severamente ( Tg 4: 1-10 ; Ap 2: 1-5 ).
A religião de Jesus Cristo requer um coração puro e uma vida santa ( João 4:24 ; Rm 12: 1-2 ; Tg 1:27 ). Jesus zombou da religião exterior sem santidade interna ( Mt 5: 17-20 ; 6: 1-6 ; 23: 23-28 ). Ele alertou para suavizar os relacionamentos antes de trazer um presente ( Mt 5: 21-26 ). A desobediência transforma a adoração religiosa em idolatria e feitiçaria ( ISm 15: 22-23 ). É um período perigoso nos últimos dias, quando os homens têm apenas uma forma de piedade ( IITm 3: 1-5).
Que pecados você deve confessar antes de se envolver em qualquer outra atividade religiosa? Você deve confessar todos os pecados que você pode pensar, e você deve pedir a Deus para mostrar-lhe o resto deles ( Sl 139: 23-24 ; 19:14 ). Leia este provérbio novamente. Você não quer brincar com o santo Deus da Bíblia, tomando o Seu nome em sua boca enquanto você tem pecado em sua vida ( Sl 50: 16-23 ; Ez 20:39 ). Vá até Ele agora, pois Ele perdoará o verdadeiro penitente.
Provérbios 22:27
Se não tens nada para pagar,
por que ele tiraria a tua cama debaixo de ti?
Salomão ensinou gestão de risco 3000 anos antes de Harvard adicionar
uma escola de negócios em 1908. Verdade e sabedoria não dependem
de uma educação socialista, professores liberais, o método de estudo
de caso, livros didáticos com fantasias de Keynes, MBA's, CPA's ou MTV.
De fato, a verdade e a sabedoria são perdidas por essas ferramentas educacionais de tolos educados! Isso não deve surpreender ou
desencorajar você, pois o que mais você espera de macacos evoluídos!
O que os melhores e mais brilhantes nos trouxeram? A Grande Depressão, muitas recessões, ciclos econômicos de altos e baixos, políticas fiscais e monetárias insanas, uma dívida nacional inacreditável, eliminação de poupança, obsessão com gastos, fraude contábil e uma epidemia de falências! Este antigo provérbio do céu poderia ter ajudado. Aplique-o à sua própria vida, pois graduados em escolas de negócios são sábios demais para aprender ( Pr 26:12 , 16 ).
Salomão escreveu este provérbio para dar conhecimento financeiro e discrição aos rapazes ( Pv 1: 4). Há uma tentação impulsiva em homens, especialmente homens jovens, de assumir mais riscos do que deveriam. Um medo maior de perda salvaria muitos jovens de problemas financeiros ou destruição. Uma abordagem mais disciplinada e paciente ao investimento e planejamento de carreira também ajudaria. A lição aqui é minimizar o risco desnecessário.
O provérbio tem duas metades. O primeiro semestre identifica o erro financeiro que resulta na punição aqui. Ele diz: "Não seja tu um dos que dão a mão, ou dos que são fiadores de dívidas" ( Pv 22:26 ). Aqueles que tomam decisões financeiras insensatas ou entram em acordos com perigo potencial ou risco excessivo estão se encaminhando para sérios problemas e dificuldades. Salomão advertiu muitas vezes contra o passivo contingente ( Pv 6: 1-5 ; 11:15; 17:18 ; 20:16 ; 27:13 ).
Mãos impressionantes - nós apertamos as mãos - acordos resolvidos naquela época. A questão aqui é ser uma garantia de dívidas, a qual chamamos de co-financiamento de um empréstimo ou garantia do desempenho de outra pessoa. É tentador entrar nesses contratos para ajudar amigos em transações financeiras, então Salomão advertiu contra eles descrevendo um possível resultado doloroso - os credores poderiam retomar sua cama! Se você não gerenciar o risco financeiro, ele acabará com você.
Os homens prudentes analisam o perigo potencial e o evitam ( Pv 22: 3 ; 27:12). Tolos touro à frente. Foi dito com sabedoria: Discrição é a melhor parte do valor. Não há nada corajoso ou nobre sobre um homem que mergulha em negócios financeiros sem uma análise cuidadosa, cautelosa e pessimista. Mesmo que outros tolos antes dele encontrassem sucesso dessa maneira, isso não prova nada; Deus julga esses homens com a prosperidade dos tolos ( Pv 1:32 ). Um espírito empreendedor é apenas um trunfo quando algemado à prudência. Homens sábios odeiam o risco e evitam isso.
Onde você criou passivos contingentes - riscos financeiros que podem tirar sua cama? Sua vida, saúde, casa e veículos estão devidamente segurados? Você está coberto por julgamentos de responsabilidade em uma geração feliz? Você especula em derivativos financeiros como contratos futuros ou opções de redação? Você colocou todos os seus ovos financeiros em uma cesta, então se as coisas não derem certo você será eliminado? Você pode dormir no chão?
Você sabe cortar suas perdas? Significa admitir que você está errado e vender investimentos ruins, fechar negócios marginais ou deixar um emprego sem saída. Você cheira a mentira quando os termos são bons demais para ser verdade? Isso significa que eles não são verdadeiros e você está prestes a se tornar uma vítima. É muito melhor renunciar a algum retorno de investimento do que correr o risco de não ter seu investimento retornado. Quantos empréstimos você contratou? Receba gratuitamente ( Pr 6: 1-5 )!
Evite especulações. Reduza o risco financeiro. Odeio dívida. Diversificar. Protege o capital. Assegure ativos importantes. Seja conhecedor. Veja o futuro com pessimismo. Nunca aposte a fazenda em nada. Não acredite em retornos acima do mercado. Seja contente com retornos ordinários. Trabalhar duro. Trabalho inteligente. Economize alguma de toda a renda. Garantir uma habilidade transferível. Dê a Deus a glória de um provérbio maravilhoso que pode salvá-lo de muita dor e possível desastre.